Fugas - notícias

A maioria dos portugueses que planeia férias no Verão tem o Algarve por destino

A maioria dos portugueses que planeia férias no Verão tem o Algarve por destino Melanie Maps

Estudo IPDT prevê Verão com cada vez menos veraneantes

Por Carla B. Ribeiro

Cada vez menos portugueses escolhem o período de Verão para tirar férias. É essa a conclusão do estudo de Avaliação da Intenção de Férias, realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).
Dos inquiridos, 63,8 por cento afirma que “não vai gozar férias entre Junho e Setembro”, sendo que a maioria aponta razões monetárias (54,5 por cento) para tal. Já entre os que mantêm o Verão como a altura para fazer uma pausa no trabalho, três quartos garante ter planeado uma escapada (74 por cento; menos seis pontos percentuais que no estudo de 2010), enquanto 25,4 por cento ficará por casa nesses dias.
 
As escapadas serão principalmente dentro de portas (76 por cento), com destaque para o Algarve. Já os que planeiam uma viagem para o estrangeiro apontam a Europa como destino preferencial (Espanha lidera). Ainda assim, muitos ainda não efectuaram qualquer reserva (75,8 por cento) e o gasto médio planeado é de 26,31 euros por dia e por pessoa, sendo ainda de destacar o facto de apenas uma minoria estar a ponderar ficar em estabelecimentos hoteleiros — as preferências vão para a segunda residência, casas de familiares ou amigos e arrendamento de casa. 
 
O estudo do IPDT foi realizado, entre 11 de Maio e 2 de Junho, por telefone (foram validadas 486 entrevistas), tendo uma margem de erro entre os quatro e os cinco por cento.
 
--%>