Já foi Elevador do Carmo, mas há muito que é conhecido por Elevador de Santa Justa. A estrutura, classificada de Monumento Nacional desde 2002, que une a Rua do Ouro à Rua do Carmo, em Lisboa, está de parabéns: faz 109 anos amanhã, 10 de Julho, celebrados também com a emissão de um bilhete-postal comemorativo pelos CTT.
Pub
Projectado pelo engenheiro de origem francesa Raul Mesnier du Ponsard, o elevador foi inaugurado a 10 de Julho de 1902, tendo desde logo distinguindo-se pela sua estrutura de ferro fundido, enriquecida com trabalhos em filigrana. Além disso, é o único elevador vertical entre os transportes públicos de Lisboa (os restantes elevadores, da Glória ou da Bica, também explorados pela Carris, são funiculares) e um dos que mais visitas recebe — muitos procuram-no também para terem acesso ao Miradouro de Santa Justa, reactivado desde há um ano e de onde se avista toda a Lisboa pombalina.
O bilhete-postal comemorativo, concebido pelo designer Francisco Galamba, tem o valor facial de 32 cêntimos e pode circular por todo o território nacional — com uma tiragem de 15 mil exemplares, vai estar à venda, entre as 14h00 e as 17h00 do dia de aniversário, junto à estrutura retratada, além de ser possível encontrá-lo nas Estações de Correio.