Fugas - notícias

Estrutura foi projectada pelo engenheiro de origem francesa Raul Mesnier du Ponsard

Estrutura foi projectada pelo engenheiro de origem francesa Raul Mesnier du Ponsard Pedro Cunha

Elevador de Santa Justa faz 109 anos no domingo

Por Fugas

Já foi Elevador do Carmo, mas há muito que é conhecido por Elevador de Santa Justa. A estrutura, classificada de Monumento Nacional desde 2002, que une a Rua do Ouro à Rua do Carmo, em Lisboa, está de parabéns: faz 109 anos amanhã, 10 de Julho, celebrados também com a emissão de um bilhete-postal comemorativo pelos CTT.
Projectado pelo engenheiro de origem francesa Raul Mesnier du Ponsard, o elevador foi inaugurado a 10 de Julho de 1902, tendo desde logo distinguindo-se pela sua estrutura de ferro fundido, enriquecida com trabalhos em filigrana. Além disso, é o único elevador vertical entre os transportes públicos de Lisboa (os restantes elevadores, da Glória ou da Bica, também explorados pela Carris, são funiculares) e um dos que mais visitas recebe — muitos procuram-no também para terem acesso ao Miradouro de Santa Justa, reactivado desde há um ano e de onde se avista toda a Lisboa pombalina.

O bilhete-postal comemorativo, concebido pelo designer Francisco Galamba, tem o valor facial de 32 cêntimos e pode circular por todo o território nacional — com uma tiragem de 15 mil exemplares, vai estar à venda, entre as 14h00 e as 17h00 do dia de aniversário, junto à estrutura retratada, além de ser possível encontrá-lo nas Estações de Correio. 
 
--%>