Fugas - notícias

Intercontinental: Um cinco estrelas no coração do Porto

Por Patrícia Carvalho

O primeiro Hotel Intercontinental do país abriu, ontem, no Porto, no edifício histórico do Palácio das Cardosas. Em 2008, o proprietário da Solitaire, que comprou o prédio onde seria instalado o hotel de cinco estrelas, dizia ao PÚBLICO que não lhe "passava pela cabeça" abrir um Intercontinental noutro sítio que não ali. "É um edifício absolutamente único, com uma dimensão extraordinária. Nunca consideramos outra possibilidade", assumiu.

Muitos atrasos e 30 milhões de euros depois, o novo cinco estrelas do Porto abriu ontem ao público. Na primeira noite, esperava-se a chegada de um cliente suíço, o primeiro hóspede oficial do hotel. Mas, até ao final do ano, a expectativa é que a ocupação chegue aos 54 por cento, afirmou a directora-geral do hotel, Pilar Monzon. Reservas já havia. "Todas de estrangeiros, de todos os pontos do mundo. Até já temos japoneses", afirmava, no dia de abertura, a responsável.

O Palácio das Cardosas, no qual está instalado o Intercontinental, está na Praça da Liberdade, e tem toda a Avenida dos Aliados a estender-se à sua frente. Os quartos das traseiras, têm vista privilegiada sobre a Sé Catedral e o centro histórico. O hotel tem 105 quartos, dos quais 16 são suites duplex, e os preços variam entre os 165 e os 1300 euros - o preço da suite presidencial. Dentro de cada um há roupões e chinelos fofos, sabonetes da famosa casa Claus, colchões altos e reposteiros trabalhados. O castanho predomina, alternando com tons de azul e violeta.

No piso de entrada fica ainda situado o bar, aberto à cidade, e no extremo voltado para a Estação de S. Bento reabriu, também ontem, o Café Astória, que já existiu naquela mesma localização. O café está, agora, integrado no hotel, e tem a mesma linha decorativa imposta pelo britânico Alex Kravetz, que criou todo o ambiente do Intercontinental portuense, mas está também aberto a toda a cidade. Com vidraças largas, voltadas para a praça, há ainda três lojas a aguardar ocupantes.

No piso -1 ficam as salas de conferência, o ginásio e salas de tratamento spa. O hotel tem ainda um restaurante, com vista para o interior do quarteirão das Cardosas, que está a ser reabilitado pela Sociedade de Reabilitação Urbana. Por enquanto, a vista não é a mais acolhedora, com a maior parte dos edifícios ainda a aguardar intervenção. Mas o projecto prevê a rebilitação de todo o edificado e a criação de uma praça no interior do quarteirão, sob a qual está a ser construído o parque de estacionamento que irá servir o hotel.

O Intercontinental está a funcionar em pleno, apesar de a abertura oficial só estar agendada para Setembro, com uma festa de inauguração para a qual será convidado o Presidente da República, Cavaco Silva.

Palácio das Cardosas reabre portas como hotel na quinta-feira

--%>