Muitos atrasos e 30 milhões de euros depois, o novo cinco estrelas do Porto abriu ontem ao público. Na primeira noite, esperava-se a chegada de um cliente suíço, o primeiro hóspede oficial do hotel. Mas, até ao final do ano, a expectativa é que a ocupação chegue aos 54 por cento, afirmou a directora-geral do hotel, Pilar Monzon. Reservas já havia. "Todas de estrangeiros, de todos os pontos do mundo. Até já temos japoneses", afirmava, no dia de abertura, a responsável.
O Palácio das Cardosas, no qual está instalado o Intercontinental, está na Praça da Liberdade, e tem toda a Avenida dos Aliados a estender-se à sua frente. Os quartos das traseiras, têm vista privilegiada sobre a Sé Catedral e o centro histórico. O hotel tem 105 quartos, dos quais 16 são suites duplex, e os preços variam entre os 165 e os 1300 euros - o preço da suite presidencial. Dentro de cada um há roupões e chinelos fofos, sabonetes da famosa casa Claus, colchões altos e reposteiros trabalhados. O castanho predomina, alternando com tons de azul e violeta.
No piso de entrada fica ainda situado o bar, aberto à cidade, e no extremo voltado para a Estação de S. Bento reabriu, também ontem, o Café Astória, que já existiu naquela mesma localização. O café está, agora, integrado no hotel, e tem a mesma linha decorativa imposta pelo britânico Alex Kravetz, que criou todo o ambiente do Intercontinental portuense, mas está também aberto a toda a cidade. Com vidraças largas, voltadas para a praça, há ainda três lojas a aguardar ocupantes.
No piso -1 ficam as salas de conferência, o ginásio e salas de tratamento spa. O hotel tem ainda um restaurante, com vista para o interior do quarteirão das Cardosas, que está a ser reabilitado pela Sociedade de Reabilitação Urbana. Por enquanto, a vista não é a mais acolhedora, com a maior parte dos edifícios ainda a aguardar intervenção. Mas o projecto prevê a rebilitação de todo o edificado e a criação de uma praça no interior do quarteirão, sob a qual está a ser construído o parque de estacionamento que irá servir o hotel.
O Intercontinental está a funcionar em pleno, apesar de a abertura oficial só estar agendada para Setembro, com uma festa de inauguração para a qual será convidado o Presidente da República, Cavaco Silva.
Palácio das Cardosas reabre portas como hotel na quinta-feira