Fugas - notícias

Os cintos de segurança com airbags fornecem protecção adicional à cabeça, pescoço e tronco

Os cintos de segurança com airbags fornecem protecção adicional à cabeça, pescoço e tronco DR

Ford desenvolveu cintos de segurança traseiros com airbag

Por João Palma

A segurança está na ordem do dia e a Ford tem uma novidade que em breve chegará à Europa: cintos traseiros com airbag incorporado.
O Ford Safety Tour é uma exposição itinerante que teve início em 15 de Junho último e percorrerá 25 cidades e 13 países europeus até Setembro. O objectivo é apresentar os mais recentes equipamentos do fabricante norte-americano de automóveis para promover a segurança activa e passiva dos seus veículos. Lisboa foi incluída na rota deste road-show e houve oportunidade de conhecer e experimentar algumas dessas novidades, como, por exemplo, cintos de segurança traseiros com airbags incorporados.
 
As pessoas cada vez dão mais atenção à segurança, mas a grande maioria não tem uma percepção total dos equipamentos do carro à sua disposição destinados à defesa dos ocupantes, peões e outros veículos. Thomas Lukaszewicz, perito em segurança da Ford, descreveu os dispositivos que a marca tem para oferecer, já ou num futuro próximo, sublinhando que os fabricantes de automóveis despendem anualmente cerca de 20 mil milhões de dólares em investigação e desenvolvimento nesse sector.
 
A principal novidade apresentada em termos de segurança passiva foi os cintos de segurança para os passageiros de trás com airbags incorporados, já em utilização no SUV (Sports Utility Vehicle) Ford Explorer, nos EUA, e que serão em breve introduzidos na Europa. Em testes realizados nos EUA, verificou-se que este tipo de cintos fornece protecção adicional da cabeça, pescoço e tronco, nomeadamente às crianças. Num futuro mais longínquo, o Intelligent Intersection recorre à comunicação entre veículos e à infra-estrutura viária para alertar o condutor se ele não der mostras de reagir a sinais de Stop, semáforos vermelhos, à aproximação de outros carros, etc.
 
Por seu turno, disponível no novo Ford Focus, a Travagem Activa em Cidade ajuda a evitar colisões contra a traseira de outro veículo, abaixo dos 30 km h, impedindo totalmente o choque a menos de 15 km/h. Já o Alerta ao Condutor avisa se detectar que o nível de concentração de quem vai ao volante está baixo e o Reconhecimento de Sinais de Trânsito permite mostra a sinalização vertical e alerta o condutor se este a está a infringir.
 
O Sistema de Detecção de outros veículos em Ângulo Morto (BLIS) bem como o Aviso de Saída Involuntária da Faixa de Rodagem são oferecidos no S-Max, C-Max, Galaxy, Mondeo e no Focus, que dispõe adicionalmente de correcção automática de trajectória. Por fim, o Focus e o C-Max também podem ter Assistência ao Estacionamento, sistema semiautomático de estacionamento em paralelo.
--%>