Fugas - notícias

A capital portuguesa ocupa o 86.º lugar entre as cidades mais caras do mundo

A capital portuguesa ocupa o 86.º lugar entre as cidades mais caras do mundo Miguel Madeira

Lisboa está mais barata e Luanda é a mais cara do mundo

Por Carla B. Ribeiro

Lisboa está mais barata do que há um ano para não residentes, embora se mantenha entre as 100 cidades mais caras do mundo. A lista, compilada pela Mercer, volta a ser encabeçada por Luanda.

A capital portuguesa ocupa o 86.º lugar entre as cidades mais caras do mundo, segundo a lista anual da consultora Mercer, que estabelece um ranking de 215 cidades de todo o mundo, calculado através do custo de bens e serviços, tais como valores imobiliários, transportes, bens alimentares, vestuário ou serviços de entretenimento. O custo de vida em Lisboa desceu assim quatro lugares face ao ano passado.

De modo geral, o custo de vida em cidades da Europa manteve-se relativamente estável”, sublinhou Diogo Alarcão, da Mercer, em comunicado. A ajudar, está o facto de as empresas multinacionais já terem percebido a vantagem competitiva de uma mão-de-obra móvel global, como indica o responsável.

Uma situação oposta é verificada em África, particularmente “em algumas cidades-chave”, com “o cenário irregular” e “a disponibilidade limitada de alojamento a resultar num custo de vida superior”. Luanda é exemplo disso e volta a ocupar em 2011 o lugar da cidade mais cara do mundo.

Já pela Europa é em Moscovo que se tem de gastar mais — nos dez lugares de topo da lista mundial têm ainda lugar as suíças Genebra (5.º) e Zurique (7.º). No extremo oposto, estão Karachi (Paquistão), Manágua (Nicarágua) e La Paz (Bolívia). 

--%>