Quinquagenário, é um ícone dos cruzeiros lusos. Ao longo da sua vida, o "Funchal" viu o mundo dos cruzeiros mudar radicalmente, viu nascer novos e imensos navios por todo o mundo mas, ainda assim, mantém-se em operações, com renovações sazonais e, este ano, com uma grande renovação, para obedecer aos critérios de segurança e para modernizar-se.
O paquete tem estado no Cais da Matinha, em Lisboa, e, inicialmente, a viagem de regresso a operações deveria ocorrer esta semana. Atrasos nas remodelações, que um pequeno incêndio ainda perturbou mais, levaram a que a reinauguração ficasse marcada para Agosto.
O regresso dá-se com um cruzeiro de cinco noites, de 29 de Agosto a 3 de Setembro, com partida e meta em Lisboa e passagens pelo Funchal e Porto Santo. A viagem reserva-se desde €499, valor que inclui alojamento, refeições, divertimentos e espectáculos, seguro, taxas, gratificações a bordo e ainda transferes de/para Porto e Coimbra. Não estão incluídas bebidas e excursões opcionais. O grande bónus é para quem nasceu em 1961, data em que foi lançado ao mar o "Funchal": 50 por cento de desconto.