A nova plataforma, resultado da fusão dos esforços das empresas Spira - Revitalização Patrimonial, detentora da Rota do Fresco, e Be Portuguese for One Day, dirigida a visitantes estrangeiros, e anunciada há dois anos, volta agora à carga, com o objectivo de se tornar o "braço directo" dos parceiros nas diferentes áreas dedicadas ao turismo: do alojamento à restauração, passando pelo comércio ou por atracções culturais.
"O que queremos é que qualquer pessoa que visite o Alentejo, quando o pensa fazer, consulte os Compadres do Fresco, onde poderá encontrar toda a informação em matéria de produtos de turismo cultural", explicou Catarina Valença Gonçalves, da empresa Spira, citada pela Lusa.
Ou seja, o objectivo passa por facilitar a vida aos visitantes que muitas vezes não conseguem cumprir os seus objectivos por naquele dia determinado espaço estar fechado ou, como acontece em algumas localidades, "porque uma senhora é que tem a chave [da igreja, por exemplo]".
Os Compadres do Fresco organizam passeios pela Rota do Fresco - recentemente, numa variante, também a Rota do Fresco ao Luar, em Évora, às sextas à noite.
Outros produtos incluem passeios temáticos, em automóveis eléctricos, pela Évora Desaparecida ou Campos de Férias Património em Alvito.
Compadres do Fresco | Rota do Fresco