Fugas - notícias

Teleférico do Complexo do Alemão

Teleférico do Complexo do Alemão Sergio Moraes/Reuters

Brasil: Complexo do Alemão versão destino turístico carioca

Por Carla B. Ribeiro

Depois de ter sido palco de uma das mais mediáticas investidas policiais numa favela brasileira, o Complexo do Alemão é agora, também, uma atracção turística graças à inauguração de um teleférico que, em 3,5 quilómetros e paragem em seis estações, une o Morro do Alemão ao Morro do Adeus, no Norte do Rio de Janeiro.

O trajecto chega para servir as populações locais, aproximando-as do centro carioca - uma viagem de cerca de hora e meia passou a ser realizada em apenas 16 minutos -, mas está já, poucos dias após a sua inauguração, entre um dos destinos turísticos da cidade, graças às vistas proporcionadas e, neste primeiro mês (e em Agosto), aproveitando a gratuitidade do serviço, quer para moradores quer para visitantes.

No futuro, os moradores poderão usufruir de duas viagens grátis por dia (as restantes custam um real, 45 cêntimos, por trajecto, o mesmo preço aplicado a visitantes), sendo que haverá ainda bilhete de comboio + teleférico (2,80 reais/€1,25). Para os turistas há pacote especial: 12 bilhetes custam dez reais (€4,50).

A obra do Teleférico do Alemão, inaugurada no dia 7 pela Presidente brasileira Dilma Rousseff, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento no Rio de Janeiro, em tempo de preparativos acelerados para o acolhimento do Mundial de Futebol de 2024.

O circuito deverá ser ligado em breve à Igreja da Penha e ao Engenhão. O teleférico funciona das 07h00 às 12h00.

--%>