Fugas - notícias

Imagem de arquivo da Praia de Porto de Mós com visíveis sinais de erosão

Imagem de arquivo da Praia de Porto de Mós com visíveis sinais de erosão Pedro Cunha

Removido bloco instável de arriba em praia de Lagos

As autoridades removeram ontem um bloco instável de uma arriba da praia de Porto de Mós, no concelho de Lagos, quase uma semana depois de se ter registado uma derrocada na praia da Salema, em Vila do Bispo, que não causou feridos.

O bloco instável, que se encontrava a uma altura de cerca de 20 metros, foi detectado pela Polícia Marítima durante uma ronda pela costa, disse o comandante da capitania do porto de Lagos. A operação, coordenada pela Administração da Região Hidrográfi ca (ARH) do Algarve, foi feita manualmente por uma equipa dos Bombeiros de Lagos com recurso à técnica de rappel, que consiste na descida por cordas.

Segundo o comandante Cruz Martins, a equipa deslocou-se do topo da arriba, onde estava o bloco de pedra que indiciava instabilidade e, com a ajuda de alavancas, forçou-o até este cair no areal. A intervenção foi feita ao início da manhã, quando a praia tinha pouca gente, tendo antes sido delimitado um perímetro de segurança que vai ser mantido para alertar os banhistas, acrescentou. Em comunicado, a ARH do Algarve diz que prossegue o seu trabalho de observação sistemática da orla costeira da região e apela aos cidadãos para que cumpram a sinalética nas praias com faixas de risco.

Este organismo sublinha que “não é possível evitar todas as situações de risco”, pois há inúmeros factores a ter em conta, desde a intensidade e frequência da acção dos agentes climáticos ao tipo de rocha ou características sísmicas do local. Quanto à praia da Salema, uma fonte da ARH adiantou que, para já, não será feita qualquer intervenção de fundo. “O que se fez foi repor a sinalética com o aviso de perigo que tinha fi cado danifi cada”, disse a mesma fonte. Há dois anos, cinco pessoas morreram na praia Maria Luísa, em Albufeira, devido ao desmoronamento de uma arriba. 

--%>