Fugas - notícias

Turistas aguardam o Sol sobre Angkor

Turistas aguardam o Sol sobre Angkor Chor Sokunthea/Reuters

"Maior puzzle do mundo" completado em Angkor

Por Carla B. Ribeiro

O templo de Baphuon, pertencente ao complexo de Angkor, no Camboja, reabriu este mês ao público, depois de uma hercúlea tarefa: desmontar o templo em 300 mil blocos de arenito e voltar a pôr os pedaços precisamente no mesmo lugar.

"O maior puzzle do mundo", como chegou a ser referido, começou a ser trabalhado nos anos 60 por uma equipa de arqueólogos franceses, mas a guerra civil atrasaria a reconstrução em cerca de 30 anos. Pior: o trabalho de catalogação e identificação dos vários blocos foi, em grande parte, destruído pelo regime do Khmer Vermelho, liderado por Pol Pot, entre 1975 e 1979.

Agora, e depois do financiamento de Paris em dez milhões de euros, o templo foi reaberto numa cerimónia à qual não faltaram o rei Norodom Sihamoni e o primeiro-ministro francês, François Fillon. O monarca cambojano mostrou-se grato a França e Fillon enalteceu o "excepcional" trabalho.

Uma curiosidade: o correspondente da BBC no local considerou, no site do grupo media britânico, que este puzzle está longe de completo, garantindo existirem milhares de peças espalhadas pela zona envolvente.

Turismo do Camboja

--%>