Chalet da Condessa d'Edla abriu renovado em Sintra
A condessa conheceu D. Fernando II em 1861. Era então Elise Hensler, uma soprano norte-americana de origem alemã, e encontrava-se em Portugal para interpretar o pajem Óscar na ópera de Verdi "Um baile de máscaras", na altura em cena no Teatro Nacional São Carlos. Quatro anos depois começavam as obras para a construção do chalet, mandado erguer pelo monarca português em honra da que seria, cinco anos mais tarde, a sua segunda esposa.
Quase 150 anos depois, o edifício do século XIX e jardim adjacente abriram em Maio pela primeira vez ao público, depois de décadas de abandono e quatro anos de recuperação. A inauguração oficial decorre esta sexta-feira, com um concerto de ópera - em honra à antiga profissão da condessa -, com direcção artística de Paolo Pinamonti, com o maestro Giovanni Andreoli, a soprano Raquel Alão e a Orquestra Filarmónica das Beiras, contando também com a parceria do Teatro Nacional de S. Carlos. Durante cerca de uma hora, o canto lírico voltará a ecoar no chalet e ouvir-se-ão árias de Rossini, Verdi, Bellini, Donizetti, Saint-Saëns e Grieg.
O espectáculo tem início marcado para as 18h30 e custa 25€. Os bilhetes, que estavam "praticamente esgotados", já só estão à venda nas lojas da Parques de Sintra.
Actualmente, as visitas ao chalet integram o programa do Parque da Pena. O bilhete para entrada no parque é de 6 euros e dá acesso a todo o parque e ao Jardim da Condessa. A visita ao interior do Chalet custa mais 2 euros.