Em comunicado, o IM adianta que para esta terça-feira prevê-se mais aguaceiros acompanhados de trovoada, mais significativos na região norte e interior centro no início de amanhã.
Nestes dias, o Instituto prevê que a temperatura sofra uma descida no interior e no centro do país, com o vento a soprar moderado de noroeste, "em particular no litoral a sul do cabo Carvoeiro durante a tarde".
Para quinta e sexta-feira, "a aproximação e passagem de sistemas frontais no norte da Península Ibérica, irá aumentar a nebulosidade nas regiões norte e litoral centro, com probabilidade de ocorrência de precipitação fraca".
Consequentemente, sublinha o Instituto de Meteorologia, diminui o risco de incêndio durante os dias de hoje e terça-feira, prevendo-se que na quarta-feira o céu esteja pouco nublado ou limpo, registando-se uma "ligeira subida da temperatura máxima nas regiões de interior".
O IM acrescenta que "as temperaturas terão tendência para um ligeiro aumento gradual a partir de dia 3 até ao dia 5, aproximando-se dos valores normais para a época a partir de dia 8".
A situação é decorrente de um "cavamento de uma depressão na região do Golfo de Cádis associado à aproximação de um vale em altitude".