O plano, que prevê uma série de iniciativas até 2020, como a requalificação do litoral ou a abertura de unidades hoteleiras, envolve um investimento de €2,5 milhões - as contas relativas ao Parque Jurássico, orçadas em €20 milhões, ficaram de fora do documento.
No entanto, a autarquia assume como prioritária a criação de um espaço onde sejam exibidos os restos de dinossauros encontrados no concelho e que, actualmente, servem de mote à Rota dos Dinossauros.
Paralelamente, está prevista a requalificação das praias e dos espaços verdes, a criação de aldeias turísticas, que deverão nascer em Vimeiro e Moledo, e a abertura de lojas dedicadas à comercialização de produtos locais. Até 2020, prevê-se ainda a construção do troço do IC11, entre Arruda dos DR Vinhos e Peniche, novas escolas e uma aposta nos serviços de saúde.
No Museu da Lourinhã, o Jurássico está sempre em destaque, com exposições nas áreas de arquelogia, etnografia e paleontologia, incluindo a maior colecção de fósseis do Jurássico Superior exposta em Portugal.