Fugas - notícias

O

O "Santa Maria Manuela" na visita a Lisboa em 2010 (foto: SMM)

Veleiro histórico Santa Maria Manuela aberto a visitas em Lisboa

Por Luís J. Santos

Integrado no Festival dos Oceanos, o "Santa Maria Manuela", um antigo bacalhoeiro estreado em 1937 e recuperado já no séc. XXI para novas funções, vai estar ancorado no Parque das Nações, em Lisboa, de 5 a 7 de Agosto, para visitas e palestras.

A visita deste grande veleiro, um dos "últimos sobreviventes da Frota Branca Portuguesa (Portuguese White Fleet)" - juntamente com outros três lugres ex-bacalhoeiros,“Creoula”, “Argus” e “Gazela” -, está  enquadrada na expedição científica SMM/MarPro 2011, uma iniciativa que junta universidades espanholas e portuguesas com "o objectivo de monitorizar o mar português pela sua importante diversidade de espécies de cetáceos, aves e outros animais e espécies marinhas".

Durante a estada alfacinha, incluída no Festival dos Oceanos, o "Santa Maria Manuela" (SMM) permitirá ao público "conhecer este mítico veleiro e experimentar algumas das técnicas relacionadas com a navegação de uma grande embarcação", além de aceder a informação sobre os trabalhos e investigações em que o navio está envolvido.

O "Santa Maria Manuela", lugre de quatro mastros, é um navio histórico, lançado às águas do Tejo em 1937 e que participou nas campanhas de pesca do bacalhau à linha até ao início dos anos 90. Em 1993, foi considerado "obsoleto", após três décadas ao serviço da Empresa de Pesca Ribau, em Aveiro, tendo sido "dado para abate", preservando-se apenas o casco. Chegou a ser criada uma fundação para cuidar do SMM mas só em 2007, com a entrada em cena da empresa Pascoal, que comprou o casco, se iniciou "um longo e bem documentado processo de reconstituição do navio", terminado cerca de três anos depois.

Agora, já não leva pescadores para os Bancos da Terra Nova e Gronelândia: é um Navio de Treino de Mar, dedicado ao turismo, com capacidade para 50 participantes "activos na vida de bordo". É utilizado para "a realização de viagens temáticas de turismo alternativo", "seja a observação de espécies marinhas, exploração de zonas de interesse ambiental, ou a vivência de viagens de importância histórico-cultural como por exemplo a pesca do bacalhau na Terra Nova ou etapas das Descobertas".

O veleiro acaba de terminar uma expedição de turismo científico e inicia uma próxima viagem similar já no domingo, após estes dias de visitas em Lisboa.

Veleiro Santa Maria Manuela
Marina do Parque das Nações, Lisboa
Visitas e palestras: 5 e 6 de Agosto das 10h00 às 23h00 | 7 de Agosto das 10h00 às 18h00
www.santamariamanuela.pt

--%>