Fugas - notícias

Praia da Marinha, um postal do Sul

Por Andreia Marques Pereira

Foi considerada uma das cem praias mais bonitas do mundo pelo Guia Michelin, é presença constante nos top 10 das mais belas praias europeias e até foi escolhida para imagem turística de Portugal. Eis o esplendor da praia da Marinha, em Lagoa (Algarve).

Parece uma praia cinematográfica, mas mais conhecidos são os seus créditos publicitários. Foi o pano de fundo de diversos anúncios; foi o cabeça-de-cartaz (que é como quem diz, a capa) do Guia de Portugal que o ICEP editou para chegar a todo o mundo - foi a imagem de Portugal, portanto.

Podia não se saber o nome, mas as imagens das arribas alaranjadas, das rochas de formas excêntricas a erguerem-se das águas azuis e verde-esmeralda, eram o passaporte para um pequeno paraíso onde quer que fossem vistas. Por isso, a Praia da Marinha (em Lagoa, Algarve) foi considerada uma das cem praias mais bonitas do mundo pelo Guia Michelin e é presença constante nos top 10 das mais belas praias europeias.

O paraíso, já se sabe, não é fácil de atingir. Neste canto do litoral algarvio, acede-se a ele por 115 degraus que descem a falésia entre vegetação até ao areal cor de ouro (claro que o mais difícil nesta equação é mesmo o abandono do paraíso) que desaparece nas águas cristalinas de balanço suave e qualidade reconhecida - não é à toa que esta praia tem o galardão de "Praia Dourada" desde 1998.

Se o cenário terrestre encanta, o subaquático segue-lhe o feitiço: com uma visibilidade notável, há todo um mundo a descobrir pelo mergulho ou snorkelling - cavalos-marinhos, anémonas, estrelas-do-mar, peixes-rei, polvos e chocos, ouriços, cardumes de safias. E grutas que se desvendam nestes passeios à outra dimensão da Praia da Marinha.

Quem preferir ficar à tona da água, tem à disposição o aluguer de várias "distracções" náuticas. Quem quiser emoções mais fortes, encontra-as a pouco mais de meia dúzia de quilómetros, no Parque Aquático Aqualand - e o Zoomarine também está nas redondezas.

Em Lagoa, encontra-se uma cidade tipicamente algarvia, pacata, ainda resistente às hordas de turistas que rumam ao Sul de Portugal.

E Silves, a curta distância, proporciona um passeio pela História, desde o esplendor do Al-Gharb à Idade Média que o seu castelo, remodelado, encarna - e em Agosto (de 9 a 15), a Feira Medieval põe tudo isto à flor da cidade.

--%>