“Qual o recorde do mundo para a mais longa e contínua viagem de comboio?”. Foi a partir desta questão que Michael Shodson — um advogado norte-americano que, desde Dezembro de 2008, trocou a toga por uma volta ao mundo que teve como premissa não usar o avião entre os meios de transporte — criou o "Ultimate Train Challenge" (o Derradeiro Desafio de Comboio) que tem em Lisboa o ponto de partida.
A ideia é ligar a capital lusa a Ho Chi Minh (antiga Saigão), no Sul do Vietname, em 30 dias e usando o comboio sem parar. I.e., as regras impostas pressupõem que não passe um único dia sem que se apanhe um comboio.
Já o itinerário é livre — desde que não se volte atrás (a partir do momento que se sai de um país não se pode voltar a entrar) ou se repita um curso ferroviário.
E não se pense que para ganhar este desafio basta sentar-se num comboio a ver a paisagem: pelo caminho haverá provas a cumprir e desafios a responder que poderão ir sendo seguidos via blogues. As participações são abertas a todos, sendo que caberá a cada um tratar do seu próprio itinerário e papeladas necessárias (bilhetes de comboio, vistos, etc.).
O tiro de partida é dado em Lisboa a 1 de Setembro e no dia 30 Shodson promete “pagar uma rodada” no Vietname.
www.ultimatetrainchallenge.com