O acréscimo de voos e de passageiros tem sido uma constante nos últimos anos e, em 2010, a infra-estrutura atingiu mesmo a marca dos cinco milhões de passageiros anuais, pela primeira vez na sua história.
A ampliação e renovação total do aeroporto, iniciada a pretexto do Euro 2004, deixou aeroporto do Porto preparado para receber até seis milhões de passageiros por ano, número que poderá ser atingido a curto prazo.
Rui Oliveira frisa que a capacidade pode ir "até aos 6,5 milhões de passageiros por ano". O plano director prevê uma ampliação faseada da infra-estrutura até à capacidade máxima de 15 milhões de passageiros/ano.
Este ano, todos os meses revelaram índices de crescimento, comparado com o mesmo período de 2010. O valor acumulado de passageiros transportados era, no final de Julho, de 3.445.140 pessoas, um aumento de 20,2 por cento em relação aos primeiros sete meses de 2010. Em Julho, o destino favorito foi Paris (96.449), seguido de Londres, Frankfurt, Madrid e Lisboa. Com 217.113 passageiros, a Ryanair voltou a ser a companhia favorita dos viajantes, seguida da TAP.