Fugas - notícias

O Transiberiano liga as duas cidades russas de Moscovo e Vladivostoque

O Transiberiano liga as duas cidades russas de Moscovo e Vladivostoque Público

Há um novo comboio turístico entre Moscovo e Pequim

Por Lusa

A empresa de caminhos-de-ferro da Rússia (RZD) inaugurou esta semana um novo roteiro turístico ferroviário: um comboio que liga Moscovo e Pequim. A viagem entre as capitais russa e chinesa demora 14 dias.

O comboio vai parar em várias cidades ao longo do percurso, como Kazan, Ekaterimburgo, Novosivirsk, Krasnoiarsk, Irkutsk e Ulan-Ude, na Rússia, e Ulan Bator e Erlian, na Mongólia. "Para cada paragem está preparado um programa interessante", declarou aos jornalistas um porta-voz da RZD.

Os pontos mais altos deste novo roteiro turístico são dois: uma viagem de comboio ao longo das pitorescas margens do Lago Baical, na Sibéria (para onde está também prevista uma visita guiada), e uma noite numa tenda dos pastores mongóis.

O comboio tem carruagens de segunda classe, com compartimentos para quatro pessoas, de primeira classe, com compartimentos para duas pessoas e carruagens de luxo. Os passageiros terão também à sua disposição duas carruagens com restaurante e uma com refeitório, bem como um vagão com chuveiros para a primeira e segunda classes. As carruagens de luxo estão equipadas com chuveiros. E, "durante todo o percurso, que inclui uma grande parte do Transiberiano, os turistas estrangeiros serão acompanhados por tradutores", informa a RZD.

A empresa pública ferroviária russa sublinha que o lançamento deste novo roteiro turístico constitui "uma importante etapa do desenvolvimento do turismo ferroviário internacional". Mas "apenas serão realizadas viagens para grupos organizados e a periodicidade das viagens dependerá do seu número", informa a RZD.

Actualmente, Moscovo e Pequim estão ligadas por um comboio diário que demora cerca de uma semana para cobrir a distância entre as duas capitais e é utilizado pelos turistas que desejam percorrer parte do famoso caminho-de-ferro Transiberiano, que liga as cidades russas de Moscovo e Vladivostoque.

O primeiro comboio turístico partiu de Moscovo a 15 de Agosto e chegará a Pequim no dia 29. O percurso contrário terá a sua estreia no dia 20, com as primeiras carruagens a regressarem à capital russa a 4 de Setembro.

--%>