Fugas - notícias

Uma imagem captada a 6 de Agosto, com a Estátua da Liberdade e, por trás, as obras do One World Trade Center. Uma perspectiva desde Bayonne, New Jersey

Uma imagem captada a 6 de Agosto, com a Estátua da Liberdade e, por trás, as obras do One World Trade Center. Uma perspectiva desde Bayonne, New Jersey Gary Hershorn/Reuters

Estátua da Liberdade fecha para obras

Por Fugas

A Estátua da Liberdade e a ilha onde esta se ergue, a Ellis Island, vão ser alvo, a partir de fins de Outubro, de trabalhos de renovação que implicarão um investimento de mais de 27 milhões de dólares (€18,7 milhões). Segundo o secretário norte-americano do Interior, Ken Salazar, o encerramento da estátua é necessário para a tornar mais segura.

As visitas ao monumento estiveram suspensas desde os atentados de 11 de Setembro até há dois anos, uma vez que a estrutura não possuía condições de evacuação em caso de emergência.

A 4 de Julho de 2009, a estátua foi reaberta a visitas mas com a promessa de voltar a encerrar para resolver as restantes falhas de segurança. Agora trata-se de "trazer um ícone do século XIX para o século XXI", sublinhou Salazar.

As obras incluem a instalação de escadas complementares, substituição dos sistemas mecânicos, como os elevadores, e eléctricos, ou até melhorias nos lavabos.

Até 28 de Outubro, dia em que o monumento assinala 125 anos, os rangers do Serviço Nacional de Parques (NPS, na sigla original) permanecerão no local a guiar visitas à Lady Liberty.

www.nps.gov

www.nycgo.com

--%>