Fugas - notícias

Mateus Brandão

Mateus Brandão DR

Da Noruega à África do Sul sobre carris

Por Fugas

Um viajante, dois cabos e toda uma odisseia de uns 25 mil quilómetros para viver, especialmente de comboio, e relatar. Depois de mais de dois anos de planeamento, Mateus Brandão, um arquitecto de 29 anos, oriundo de Santa Maria da Feira, partiu este domingo para uma aventura que ligará o ponto mais a norte da Europa ao extremo sul-africano, ou seja, o Cabo do Norte, na Noruega, ao Cabo Agulhas, na África do Sul.

Ao longo da viagem, que será acompanhada online, visitará duas dezenas de países e cruzará três continentes - Europa, Ásia e África - "em busca das afinidades e multiplicidades dos povos, das suas culturas, dos seus locais, das suas crenças e esperanças, das suas singularidades e de como o homem é um ser "pacífico e cooperativo", como dizia o professor Berger a Paul Theroux durante a sua Viagem Por África".

Brandão confessa, na nota de intenções que se pode ler no diário de viagem online, preferir a "aldeia" ("onde posso ser convidado a entrar em casa de alguém") às "cidades grandes" e garante dar mais valor à "descoberta das pessoas" do que à descoberta "do museu ou do palácio".

Por essa razão, o caminho é trilhado por locais fora dos circuitos turísticos e, para se hospedar, o viajante irá recorrer ao CouchSurfing - dormir de forma gratuita em casas de locais, seja num sofá, como indica a expressão, ou num quarto de hóspedes - para melhor se "inteirar da realidade".

Para se deslocar, o comboio será o meio de transporte preferencial: "As viagens de comboio estão imbuídas de uma nostalgia própria" que "conferem sentido à própria viagem".

www.caboacabo.blogspot.com | Facebook | Diário de Viagem @ Alma de Viajante

--%>