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1901, o eléctrico S. Luiz - Rossio

1901, o eléctrico S. Luiz - Rossio DR/Carris

O primeiro eléctrico da Carris estreou-se há 110 anos

Por Público/Lusa

A 31 de Agosto de 1901, começava a circular por Lisboa o primeiro eléctrico, com a linha a deslizar entre o Cais do Sodré e Algés. Cento e dez anos depois, os eléctricos são um ícone da cidade e servem cerca de 20 milhões de passageiros.
Hoje, apesar de muitas mudanças e modernizações, até o trajecto de estreia continua a ser percorrido, inserido na Linha 15. Esta mesma Linha, que liga a Praça da Figueira e Algés, é a mais emblemática da rede de eléctricos da capital, segundo disse à Lusa o secretário-geral da Carris, Luís Vale, realçando que aquela foi "a primeira" a ser "totalmente modernizada e também a primeira a receber carros eléctricos modernos em Abril de 1995".

Mas não menos emblemática é a Linha 28, considerada um ex-líbris da cidade, inaugurada em 1914, e que liga o Martim Moniz e Campo de Ourique, um percurso quase obrigatório para os turistas que visitam a capital.

A expansão da rede continuou nos anos 1920 e em 1958 foi inaugurada a última extensão, entre o Alto de S. João e a Rua Madre de Deus através da Av. Afonso III. Nesse mesmo ano, a rede de eléctricos totalizava uma extensão de 145 quilómetros, divididos por 39 carreiras.

À medida que novas linhas iam sendo inauguradas, outras iam sendo suprimidas, mantendo-se apenas cinco percursos dos inaugurados entre 1901 e 1991. Foram décadas de expansão que fizeram destes veículos amarelos um ícone da capital.

Hoje em dia, a frota de rede de eléctricos da Carris é constituída por 65 carros eléctricos, três ascensores (com seis veículos) e o Elevador de Santa Justa (com duas cabines).

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