Fugas - notícias

Assim desfilavam os chocalhos em 2006

Assim desfilavam os chocalhos em 2006 Paulo Pimenta

Chocalhos voltam a invadir Alpedrinha

Por Fugas

A vila de Alpedrinha, no Fundão, prepara-se para ser invadida nos próximos dias. O Festival dos Caminhos da Transumância - mais conhecido por Chocalhos - regressa à vila medieval entre 16 e 18 de Setembro, com feira de artesanato e produtos regionais, tasquinhas, bares, restaurantes, muitos chocalhos e constante animação de rua.

O festival tem atraído cerca de 30 mil visitantes a Alpedrinha nos últimos anos e, segundo o vice-presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, "as unidades hoteleiras já estão lotadas" no concelho para o fim-de-semana dos Chocalhos.

O evento pretende revivificar a tradição da transumância - deslocação dos pastores, e respectivo gado ovino, para as pastagens das montanhas no Verão e regresso para os vales e planícies no início do Inverno -, dando a descobrir não só os antigos trilhos dos rebanhos, como a música pastoril, os produtos e artes tradicionais e as paisagens da região.

A festa faz-se pelo Terreiro de Santo António (espaço temático dedicado à pastorícia, animação, oficinas e demonstrações), Casa do Pátio (onde há Festa da Lã) e Palácio do Picadeiro (exposições e concertos). Mas também pelas principais ruas da vila, onde os habitantes locais abrem as casas ao público, transformadas em tasquinhas, bares, restaurantes e lojas de artesanato.

Por estes dias, há diversas exposições e actividades ligadas à pastorícia: construção de instrumentos musicais, demonstrações da feitura da Travia e do Queijo, oficinas de feltro, mostra e passeio com cães da Serra da Estrela. E a animação de rua é uma constante até de madrugada, com arruadas, ranchos, cantares, bombos, gaiteiros, o baile mandado "Pés no Chão" (dia 17, às 22h00, na Casa do Pátio) e diversos grupos musicais e concertos (Andarilhos e Roncos do Diabo sobem ao palco dia 16 e sábado tocam os Comtradições).

Um dos pontos altos do evento decorre no último dia, com a "viagem por um dos caminhos da transumância em que é possível acompanhar um rebanho e ser pastor por um dia", refere o Turismo do Fundão em comunicado. O percurso, da Praça do Município do Fundão a Alpedrinha, tem início previsto para as 08h00 e dura aproximadamente três horas.

Entretanto, de 9 a 25 de Setembro, realiza-se a mostra gastronómica "Sabores da Transumância" por todo o concelho do Fundão. Os 19 restaurantes aderentes "propõem-se confeccionar pratos em torno da temática da Pastorícia, levando aos visitantes ementas que reinventam a gastronomia" local, com iguarias como a tibórnia de queijo, o ensopado de cabrito ou a coroa de requeijão com mel.

--%>