Fugas - notícias

Aeroporto de Heathrow testa sistema de segurança que não desnuda passageiros

Por Público

Não há nudez no novo sistema de segurança instalado no aeroporto de Heathrow, no Reino Unido. Ainda em fase experimental, trata-se de um "scanner" que emite ondas rádio em vez de raios X e que mostra o que os passageiros têm escondido no corpo sem revelar quaisquer contornos do mesmo.
O novo sistema visa evitar a entrada de objectos ou produtos perigosos nos terminais de aeroporto e aviões ao mesmo tempo que pretende eliminar as queixas dos utentes — e as reservas das próprias autoridades para a aviação civil — quanto às invasões de privacidade dos scanners de raios X.
 
“Este é um sistema seguro e mais amigável dos passageiros”, considerou o director de segurança da BAA, empresa que é proprietária de Heathrow, Ian Hutcheson, citado pelo jornal The Guardian. A ideia da BAA passa por instalar o sistema em todos os seus aeroportos, mas para já isso não passa de uma intenção.
 
De Manchester já foi manifestada a pouca vontade em adoptar o novo "scanner": “Não achamos que esteja suficientemente desenvolvido para estar operacional”, disse um porta-voz do aeroporto ao jornal britânico, que acrescentou o facto de o sistema ser ineficaz em dias de chuva — o que é uma constante por Manchester. É que “[as ondas rádio] não conseguem penetrar em roupas molhadas”.
 
Por enquanto, prosseguem os testes. Os passageiros que accionarem o detector de metais são levados para uma zona mais reservada onde está instalado o novo "scanner". Uma vez lá, fica de frente para o ecrã onde é feita a leitura do que tem no corpo. Qualquer objecto suspeito é assinalado com um rectângulo amarelo.
 
Além destes sistemas de segurança, há ainda um investimento no treino do pessoal de forma a identificarem comportamentos estranhos. 
--%>