Fugas - notícias

Um fim-de-semana com Todos, o festival dos mundos de Lisboa

Por Fugas

O festival Todos - Caminhada de Culturas volta a animar a Mouraria e vizinhos. De 8 a 11 de Setembro, há concertos, teatro, gastronomia, dança, cinema e demais artes, festas e passeios sob o mote das culturas de várias nacionalidades que habitam aquela zona da cidade e com convidados de diversos países. Tudo para mostrar com quantos mundos se faz o mundo de Lisboa.
É um festival “que se quer de bairro e em simultâneo que atravesse mundos e culturas unidas pelo anel das artes”, resumem os organizadores, que, para a 3.ª edição do Todos, integram um “conjunto de projectos que vivem da participação comunitária para a sua realização”. O slogan do certame resume bem o conceito: "viajar pelo mundo sem sair de Lisboa" ou, pelo menos, sem sair do Intentende, Martim Moniz e Benformoso.

Na música, destaque para a actuação dos Terrakota, no dia 9, às 21h30, no Largo do Intendente. No dia 11, às 17h00, no mesmo local, toca, em estreia, a Orquestra Todos, composta por músicos de várias origens. No programa musical há também tango vadio, uma fanfarra indiana, música cigana, canto litúrgico ortodoxo russo ou DJ de música de dança de Bollywood, entre outros.

A programação inclui projectos como o World of Interiors, de João Galante e Ana Borralho, uma instalação/performance apoiada em textos de Rodrigo Garcia (no Edifício Amparo, Rua da Mouraria, 64). No Beco do Jasmim, a dança de Ainhoa Vidal com Macondo, uma peça com inspiração em Gabriel Garcia Márquez que, tal como a peça Esquina das Coisas, de Joana Craveiro e Cláudio Silva, conta com a participação dos moradores. A peça estreia no primeiro dia do festival, às 21h00, na Rua do Benformoso. Também nesta rua, As Formosas, catorze peças curtas, entre o Teatro de Sombras, de Objectos, de Marionetas e a Dança; à Praça do Martim Moniz, Félix Lozano leva seu projecto de dança a solo Maratón.

Ainda na dança, haverá workshops de dança popular indiana, todos os dias no Grupo Desportivo da Mouraria, sujeitos a inscrição prévia. Já a Casa dos Amigos do Minho recebe um baile no dia 11, a partir das 16h00.  

Na fotografia, há vários projectos, incluindo Todos à Tenda, projecto de Luís Pavão que juntou mais quatro fotógrafos. Instalaram uma tenda no Largo do Intendente e convidaram os moradores do bairro e os transeuntes a posar. As melhores fotografias foram distribuídas por três locais do bairro: a Praça do Martim Moniz, o Núcleo Fotográfico – Arquivo Municipal de Lisboa, na Rua da Palma e as varandas da Rua do Benformoso.

A gastronomia também marca presença. Famílias de várias culturas cozinham com e para o público no Mercado do Forno do Tijolo, uma actividade também sujeita a inscrição prévia. O desporto também não falta: há pingue-pongue frente com mestres chineses em frente ao Centro Comercial da Mouraria e no Grupo Desportivo da Mouraria há luta greco-romana.

Foram ainda criadas rotas temáticas, para facilitar passeios: há as rotas das compras, dos centros comerciais, dos hospitais, religiosa, dos penteados e da comida.

Programa completo no blogue oficial.
--%>