Na categoria de Melhor Hotel de Cinco Estrelas, o vencedor foi o Ritz Four Seasons Lisboa, em detrimento do Tivoli Victoria (Vilamoura) e do The Yeatman (Vila Nova de Gaia), enquanto o prémio de Melhor Hotel de Quatro Estrelas foi para o Porto Mare, no Funchal, vencendo o Fontana Park Design Hotel Lisboa e o Vila Galé Lagos.
Já o Grande Hotel do Porto foi o vencedor do prémio de Melhor Hotel de Três Estrelas, para o qual estavam também nomeados o America Diamond's Hotel, em Lisboa, e o Dom José Beach Hotel, em Quarteira (Algarve).
Por sua vez, o prémio de Melhor Resort Hotel foi entregue ao Penha Longa Hotel & Spa, em Sintra, que concorreu com o Praia d'EL Rey Golf & Beach Resort e o Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa.
Na categoria de Melhor Cadeia Hoteleira, o vencedor foi o Porto Bay Hotels & Resorts, enquanto o prémio de Melhor Campo de Golfe foi entregue ao Quinta do Lago Laranjal, no Algarve.
A gala Publituris Portugal Travel Awards distinguiu ainda a TAP como Melhor Companhia Aérea e a easyjet como Melhor Companhia Low Cost.
A Europcar conquistou o prémio de Melhor Rent-a-Car, destronando a Avis e a Hertz, e a Agência Abreu venceu dois troféus: Melhor Agência de Incoming e Melhor Rede de Agência de Viagens.
O prémio de Melhor Operador Turístico foi para a Solférias, o de Melhor Site de Viagens para a Netviagens e o de Melhor Destino Internacional para o Brasil.
O presidente da Região de Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, subiu ao palco para receber o Prémio Personalidade Turística 2011, enquanto o Prémio Carreira Belmiro Santos foi entregue ao fundador da Classic International Cruises, George Potamianos.
Este ano, pela primeira vez, foi entregue um segundo Prémio Carreira, a título póstumo, ao hoteleiro Fernando Marto, falecido este ano.
O júri dos prémios Publituris Portugal Travel Awards 2011 foi constituído por 15 elementos, entre os quais os antigos secretários de Estado do Turismo Bernardo Trindade, Luís Correia da Silva e Vítor Neto, o presidente da Associação de Hotelaria de Portugal, Miguel Júdice, e o professor universitário Paulo Neves.
Os prémios para o sector do turismo nacional começaram em 1969, foram suspensos apó o 25 de Abril e retomados em 2004.