O objectivo do passe para o 9/11 Memorial, inaugurado no domingo e aberto a visitas desde segunda, é "garantir a segurança", uma vez que a zona ainda se encontra em obras (o Museu do Memorial, por exemplo, só estará terminado daqui a um ano) e para que seja dada especial atenção aos que perderam os seus familiares aquando a derrocada das torres na sequência do embate de dois aviões.
Agora, dois lagos gémeos, cada um com quase um hectare, e a maior queda de água criada por mão humana nos Estados Unidos, ocupam o local onde outrora se ergueu o gigantesco centro financeiro. Os nomes das vítimas dos atentados de 2001 - assim como do atentado de 1993, que matou seis pessoas - foram inscritos em placas de bronze que delimitam os lagos do Memorial, concebido pela dupla Michael Arad e Peter Walker.
Até 8 de Janeiro, as visitas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 20h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 20h00. A partir daquela data, e até 10 de Março, o espaço estará aberto diariamente, das 10h00 às 18h00.