Fugas - notícias

Paulo Ricca

Fluviário de Mora abre bastidores a visitas nas Jornadas Europeias do Património

Por Carla B. Ribeiro

Os bastidores do Fluviário de Mora vão ser abertos a visitas especiais, entre sexta e domingo, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
A actividade À Descoberta dos Bastidores requer inscrição prévia (bilhete + 8€) e inclui ainda visita guiada às exposições, inserindo-se num conjunto de propostas para as jornadas, este ano subordinadas ao tema Património e Paisagem Urbana.
 
As propostas no Fluviário para os três dias incluem ainda o visionamento do documentário "Expedição Rivus: Viagem ao Planeta Fluviário" (6.ª a dom., 17h). O filme, de José Coimbra da Silva e Tiago Guimarães (POR, 2008, 60 min.), debruça-se sobre a vida dos rios portugueses e sobre a missão do fluviário.
 
O Fluviário de Mora, o primeiro da Europa, abriu em Março de 2007 com um espaço de 2300 metros quadrados, no Parque Ecológico do Gameiro, junto à Ribeira do Raia, consagrado à vida nos rios (o complexo, projecto da Promontório Arquitectos, foi candidato ao Prémio Europeu de Arquitectura 2007). Entre outras atracções, o fluviário inclui a recriação de ecossistemas fluviais, dezenas de exemplares de fauna (incluindo mais de 500 peixes de 55 espécies diferentes de todo o mundo) e flora e exposições temáticas. 
--%>