O jornal britânico The Guardian avança que o Daxing de Pequim ficará a cerca de 50 km sudoeste da capital chinesa (a ligação será assegurada por uma nova auto-estrada e por ligação ferroviária de alta velocidade), entre as províncias de Pequim, Tianjin e Hebei.
A notícia de um novo aeroporto surge apenas três anos após a inauguração do terceiro terminal do Aeroporto Internacional de Pequim, concebido para lidar com o aumento do fluxo de passageiros na sequência dos Jogos Olímpicos.
Porém, "o actual aeroporto de Pequim tem uma capacidade anual para 75 milhões de passageiros" e "no ano passado registou 73 milhões", constatou um responsável da Universidade de Aviação Civil da China, Cao Yunchun, em declarações ao The Telegraph.
O que significa que, tendo em conta o crescimento do tráfego anual (16 % em 2010), "daqui a dois anos, estará totalmente lotado". Por isso, a China não deverá ficar pela criação do Daxing: o país já anunciou, aliás, a construção de mais 55 aeroportos em apenas cinco anos.