Fugas - notícias

Trebilhadouro nas Aldeias de Portugal

Por Carla B. Ribeiro

A desabitada aldeia de Trebilhadouro, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro, é a nova estrela das Aldeias de Portugal.

Trebilhadouro foi aceite pela Aldeias de Portugal após candidatura apresentada pela ADRIMAG -Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira. A Câmara de Vale de Cambra frisa que a desabitada aldeia do concelho de Vale de Cambra "está contemplado como um dos núcleos rurais do concelho cuja preservação, recuperação e valorização estão garantidas".

Factor imperativo para que a Aldeias de Portugal tivesse considerado que, apesar de desabitada, "a aldeia tem grande potencial de evolução, ancorado ao interesse mostrado pela autarquia na requalificação e preservação da tipicidade".

A aposta municipal no povoado teve especial destaque a partir de 2008, com "a qualificação dos caminhos da aldeia; a colocação de lajeado em granito em toda a extensão do arruamento" ou "através da introdução de algum mobiliário urbano, tais como bancos, papeleiras e sinalética, em granito e madeira" nos largos.

Foram ainda implementadas infraestruturas básicas,e prolongada a rede de energia eléctrica, além de intervenções ao nível da rede viária.

--%>