Trebilhadouro foi aceite pela Aldeias de Portugal após candidatura apresentada pela ADRIMAG -Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira. A Câmara de Vale de Cambra frisa que a desabitada aldeia do concelho de Vale de Cambra "está contemplado como um dos núcleos rurais do concelho cuja preservação, recuperação e valorização estão garantidas".
Factor imperativo para que a Aldeias de Portugal tivesse considerado que, apesar de desabitada, "a aldeia tem grande potencial de evolução, ancorado ao interesse mostrado pela autarquia na requalificação e preservação da tipicidade".
A aposta municipal no povoado teve especial destaque a partir de 2008, com "a qualificação dos caminhos da aldeia; a colocação de lajeado em granito em toda a extensão do arruamento" ou "através da introdução de algum mobiliário urbano, tais como bancos, papeleiras e sinalética, em granito e madeira" nos largos.
Foram ainda implementadas infraestruturas básicas,e prolongada a rede de energia eléctrica, além de intervenções ao nível da rede viária.