A aeronave, com as cores da companhia aérea All Nippon Airways (ANA), que foi a primeira a receber o novo modelo, apesar dos mais de três anos de atraso do projecto, aterrou em Tóquio pouco depois das 09h (01h em Lisboa). A Boeing afirma que o seu novo modelo de longo-curso, que pode transportar até 300 passageiros, consome menos 20% de combustível dos que os modelos anteriores de dimensão comparável.
A produção do 787 Dreamliner esteve envolvida numa série de problemas técnicos, que custaram milhões de dólares à Boeing e vários cancelamentos de encomendas. Depois de uma encomenda inicial de 50 aviões, reforçada posteriormente com mais cinco exemplares, a companhia aérea ANA esperava receber o novo modelo ainda a tempo dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.
O presidente e CEO da ANA, Shinichiro Ito, disse hoje que o novo Boeing 787 iria ter um “papel-chave “ na nova frota do grupo, ao serviço da sua expansão internacional.
A transportadora japonesa prevê efectuar em breve o primeiro voo internacional comercial entre Tóquio e Hong Kong com o novo avião, abrir as linhas internacionais regulares com destino a Pequim até ao fim do ano e iniciar a rota de Frankfurt no início de 2012.