Fugas - notícias

Paulo Ricca

Europa premeia Parque do Faial com um Eden e declara-o "destino de excelência"

Por Fugas

O Parque Natural do Faial, nos Açores, recebeu oficialmente o seu Eden, galardão da Comissão Europeia para Destinos de Excelência, tornando-se o primeiro destino português a receber a distinção, destinada a sensibilizar os europeus para o turismo sustentável e a apoiar projectos que visem o crescimento económico e social da zona onde se inserem.

Os European Destinations of Excellence (Eden) foram entregues ontem numa cerimónia em Bruxelas, no âmbito do Dia do Turismo, onde estiveram representados o Turismo de Portugal e a Direcção Regional de Ambiente dos Açores. O Parque Natural do Faial tinha sido distinguido nos Prémios Turismo de Portugal como candidato nacional a apresentar aos Eden.

Os prémios destacaram, este ano, 21 “destinos turísticos nacionais – não tradicionais – que requalificaram, com um projecto sustentável e economicamente viável, os seus sítios naturais ou o seu património local, convertendo-os em atracções turísticas (Valorização Turística de Sítios)”, informa o Turismo de Portugal em comunicado. Em Bruxelas, foi também ainda assinada a declaração sobre a Rede Europeia de Destinos de Excelência para o Turismo Sustentável, de que o parque do Faial será membro.

O parque integra cinco centros de visitantes, recuperados a partir de edifícios antigos, estações interpretativas, zonas de contemplação e sete trilhos pedestres recuperados. Em destaque, “a utilização do património geológico e biológico enquanto recurso turístico”, que “permite a gestão sustentável do território, combate os efeitos da sazonalidade e aumenta a qualidade e diversidade da oferta turística”. O prémio, adianta o Turismo de Portugal, “permitirá manter e melhorar a gestão do território, orientada para a conservação da diversidade e utilização sustentável dos recursos naturais”.


Os 21 “destinos de excelência” EDEN 2011

Parque Natural do Faial (Portugal)
Gmund/Caríntia (Áustria)
Marche-en-Famenne (Bélgica)
Pustara Višnjica (Croácia)
Kalopanayiotis (Chipre)
Slovacko (R. Checa)
Parque Nacional de Lahemaa (Estónia)
Roubaix (França)
Delphi (Grécia)
Mecsek (Hungria)
Stykkisholmur (Islândia)
The Great Western Greenway, Co Mayo (Irlanda)
Montevecchio, Guspini (Itália)
Ligatne (Letónia)
Rokiškis (Lituânia)
Għarb (Malta)
Veenhuizen (Holanda)
Żyrardow (Polónia)
Idrija (Eslovénia)
Ecoparque de Trasmiera (Espanha)
Hamamonu-Altındağ Ankara (Turquia)

Parques Naturais dos Açores
| EDEN

--%>