Fugas - notícias

Festa do Japão 'reabre' o jardim japonês em Belém

Por Nídia Faria

A Câmara Municipal de Lisboa, a Embaixada do Japão e a Associação de Amizade Portugal-Japão, em colaboração com a JapanNet, promovem este sábado, dia 1, a Festa do Japão, que terá lugar no "reaberto" Jardim do Japão, em Belém, entre as 12h e as 21h. 

Vai celebrar-se a amizade entre Portugal e Japão, mas segundo Hiroyuki Ide, da embaixada do Japão em Portugal, a cerimónia também serve para divulgar novamente o espaço, mais conhecido como o Jardim das Cerejeiras.

O jardim, situado junto ao Museu de Arte Popular, à beira do rio Tejo, foi requalificado em 2008, tendo a autarquia cedido 40 mil euros. O espaço passou a contar com 103 árvores Prunus serrulata, cerejeiras mais resistentes que as anteriores.

O programa da festa inclui música, demonstrações de artes marciais e de danças tradicionais japonesas e a entrada é grátis.

Entre os vários workshops que constam do programa, destacam-se os de ikebana (arranjos florais), orikata (a arte do embrulho) e origami (a arte de formar desenhos através da dobragem de papel). A gastronomia do país está também representada, incluindo exposição, demonstração em vídeo e venda de pão-de-ló japonês “Castella”, levado pelos portugueses para o Japão no séc. XVI.

Para os amantes de bonsais, há exemplares à venda. 

Programa

--%>