"Nos próximos dias não vai haver alterações significativas. Continua o tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo", disse ontem Paula Leitão, do Instituto de Meteorologia (IM), revelando que nalgumas zonas do país o nível dos termómetros até poderá subir ligeiramente.
Um pouco por todo o país, a semana continuará com temperaturas altas, em redor ou alguns pontos acima dos 30.º (entre 4.ª e 5.ª, Beja, Braga ou Santarém poderão atingir entre 34º e 36º).
Lisboa e muitos distritos do Norte e Centro estarão esta semana acima dos 30º (prevê-se que até 4ª/5ª). As temperaturas poderão baixar alguns graus até ao fim-de-semana. O Porto, por exemplo, segue este padrão, embora ande um pouco mais fresco que Lisboa. Faro deverá sentir também menos calores, com os termómetros à volta dos 30º e um pouco abaixo.
Na Madeira, igualmente tempos mais frescos, pelos e abaixo dos 25º. Os Açores, em geral, continuam chuvosos, com temperaturas em torno dos 20º.
Ainda um pouco por todo o país, as radiações ultravioleta atingem níveis elevados. Esta segunda-feira, dezanove regiões do país apresentavam um valor muito alto. Neste nível, é aconselhável a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.
Se, por um lado, o Verão outonal permite continuar a aproveitar as praias, por outro, as altas temperaturas aumentam o risco de incêndios.