“Criei um grupo no Facebook e convidei amigos das viagens, que convidaram amigos…”, resume João Oliveira à Fugas. A força da rede social permitiu que Portugueses Emviagem, um grupo fechado e destinado a viajantes, criado por este veterinário e professor de 36 anos com muitos carimbos no passaporte, chegasse a cerca de meia centena de participantes.
Este sábado, no Espaço da Cineteka (na zona da Expo em Lisboa), realizam o seu primeiro encontro, reunindo “90 e tal” pessoas para assistirem a palestras sobre temáticas da viagem e, claro, conversar, perguntar, debater, trocar dicas, experiências e ideias. O espaço revelou-se pequeno para tantas solicitações (“já tiveram que tirar cadeiras”, diz-nos Oliveira) e as inscrições fecharam. Mas para breve há mais.
Até porque não falta quem queira participar e relatar as suas experiências por todo o planeta. “Acho que, juntos, já fomos ao mundo inteiro, de várias vezes e formas”, diz Oliveira, sublinhando que “a ideia é que esta reunião seja inspiradora”. Os palestrantes “não vão ali vender a história ou a fotografia”. “Vão contar uma história, claro, mas são todas pessoas inspiradoras” e que podem “responder às perguntas que surgem no grupo”.
O encontro tem o mesmo mote do grupo no Facebook: “a ideia é dar voz à multidão de gente que viaja”, que “os viajantes não são apenas os que são mediatizados, há muita gente que viaja imenso e o faz sem publicidade”. Dentro do grupo, “claro, há pessoas com diferentes sensibilidades”, conta-nos Oliveira, mas há também uma certa heteregoneidade: é a forma de viajar”.
E assim, pelo primeiro encontro destes portugueses viajantes, pode passear-se "À boleia pelo Médio Oriente e Norte de África" (Pedro Padinha), com "Grandes Mulheres Viajantes" (Paula Cosme Pinto), seguindo “As viagens da Anita - relatos de uma viajante solitária mas não muito” (Anita Lisboa) ou viagens a pé (“Buen Camino - o caminho das pessoas” por Bernardo Conde).
Pode ficar-se a saber “Como viajar com filhos” (Luís Lima), pedalar por Portugal (António Francisco), aprender mais sobre o CouchSurfing (Judite Rocha) e a saúde do viajante (Fátima Santos) ou quais são os destinos de viagens dos portugueses (Carla Ferreira).
E pode dar-se um salto à Coreia do Norte (Custódio Issa), a Caxemira (Gonçalo Peres) ou ir em viagens de compras (Diogo Duarte Silva da Cunha Matos). Passar pela Argélia e Moçambique (com Paulo Santos e Pedro Afonso), Timor-Leste (Paulo Mateusou) ou Tierra del Fuego – Alaska (João Vicente). Ou seguir por aí a mergulhar (com Pedro Ribeiro).
Apesar de este encontro já ter lotação esgotada, quem quiser participar em próximos basta estar atento ao site ou Facebook. “Vamos ter mais de certeza”, confirma Oliveira, que no seu perfil conta diversas exposições de fotografia de viagem, palestras e, claro, meio mundo calcorreado (soma mais de 60 países, incluindo experiências de trabalho e voluntariado e uma volta ao mundo). “Haverá sempre um encontro anual e poderão existir outros”, adianta. Porque, como realça, há muitos portugueses unidos “pelo amor a viajar”.
Facebook | Site