Fugas - notícias

Lusitânia é o primeiro bio-hotel português

Por Carla B. Ribeiro

O Lusitânia é um hotel e é, também e principalmente, uma horta biológica à qual vai buscar toda a inspiração para se designar como o primeiro bio-hotel do país. 

No Hotel Lusitânia, a cerca de dez minutos do centro da Guarda e recentemente adquirido pelo Grupo Natura IMB Hotels (que detém, entre outras unidades, o quatro estrelas superior H2otel-Aquadome, em Unhais da Serra), o que chega à mesa vem directamente da Horta Lusitana, onde se produz exclusivamente de forma orgânica.

Por isso, no lugar de jardins luxuriantes há frescas e reluzentes plantações de alface, cebola, cenoura, feijão, espinafre, courgette, pepino, pimento, tomate, alho francês, rabanete, abóbora, couves ou melancias.

Para ajudar à polinização e ao combate às doenças das plantas, há também girassóis, calêndulas e amores-perfeitos. E no cantinho dos aromas reinam o alecrim, a alfazema, os orégãos, o tomilho ou o rosmaninho.

“A ideia é acrescentar à oferta turística tradicional alimentos de produção integrada e de agricultura biológica”, explicou Luís Veiga, administrador-executivo do Natura IMB Hotels, em comunicado.

Com 63 quartos e suites, não é só na sua horta que se encontram elementos que apelam ao cuidado com a saúde: o hotel dispõe de piscina interior aquecida e exterior, jacuzzi, sauna, spa e centro de bem-estar, court de ténis e circuito de manutenção integrado no jardim, pomar e horta. Um duplo reserva-se desde 60€/noite.

www.hotellusitaniaparque.com
--%>