Fugas - notícias

  • O edifício inspira-se na cultura marítima nazarena
    O edifício inspira-se na cultura marítima nazarena

Nazaré retoma "banhos salgados quentes" em versão século XXI

Por Carla B. Ribeiro

Os antigos banhos quentes que, durante décadas, levaram milhares à praia da Nazaré, atraídos pelas qualidades terapêuticas da água do mar aquecida, vão ser retomados. O Barra Talasso, investimento do Grupo Miramar, avançou com a construção de um Centro de Talassoterapia que deverá abrir portas em Junho do próximo ano.

O investimento de 2,2 milhões de euros (milhão e meio chega via QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional) inclui um centro com uma área de quase mil metros quadrados dentro do qual haverá uma zona de circuito termal em piscinas, cabinas com diferentes tipos de técnicas termais (a serem usadas individualmente) e área de ginásio. Entre as patologias indicadas para este tipo de tratamento estão doenças reumatológicas, respiratórias, dermatológicas ou varizes.

O projecto, desenvolvido a partir do pressuposto de minimizar a pegada ambiental, será equipado com sistemas que garantam a eficiência energética, como a iluminação em LED ou o uso de painéis solares para a climatização. Já o sistema de captação e de circulação da água do mar, à qual não é acrescentado nenhum tratamento químico, foi concebido de forma a minimizar o gasto energético.

O edifício do Barra Talasso, que terá capacidade para 400 pessoas, inspira-se na cultura marítima nazarena: as linhas da fachada remetem para as proas dos barcos de pesca e as formas das ondas do mar ganham importância por todo o edifício.

--%>