Fugas - notícias

A primeira capa (Junho 1995) e a última (Novembro 2011)

A primeira capa (Junho 1995) e a última (Novembro 2011)

Revista Rotas & Destinos cessa publicação

Por Mauro Gonçalves

"A Cofina vai descontinuar a publicação da revista Rotas & Destinos, já a partir do próximo mês”, confirmou esta tarde ao PÚBLICO uma fonte oficial do grupo.

A revista de viagens, publicada mensalmente desde 1995, pertence ao grupo Cofina desde que foi comprada ao grupo Ferreira&Bento. O mesmo detém também títulos como o Correio da Manhã e o Record.

A "quebra na circulação e na publicidade", aliado ao "facto de se tratar de uma revista de nicho" são as razões apontadas pela mesma fonte, para o encerramento da publicação mensal.

Houve um "descontinuar de operações", pelo que ainda não há informações oficiais sobre o destino dos três colaboradores fixos da revista, para além dos colaboradores externos.

Segundo os últimos dados divulgados pela Associação Portuguesa de Controlo de Tiragem e Circulação, a média de circulação paga da revista entre Janeiro e Agosto deste ano foi de 16.256 exemplares, o que representa uma quebra que ronda os 11% face ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, a Rotas & Destinos era a segunda maior revista em termos de média de circulação paga, sendo apenas ultrapassada pela Volta ao Mundo.

Em Outubro, também a revista mensal Vida & Viagens deixou de ser vendida em banca, tendo sido convertida em suplemento da Visão, assumindo o formato de bolso. Antes, tinham também sido suspensas as revistas Blue, onde se incluía a Blue Travel.

Esta é já a terceira publicação que o grupo Cofina encerra este ano, após ter descontinuado, no final de Janeiro, as revistas Máxima Interiores e PC Guia. Esta última foi posteriormente adquirida pela editora Fidemo, tendo voltado ao mercado em Março.  

A Rotas & Destinos, cujo número de estreia, em Junho de 1995, destacava o Nordeste brasileiro, despede-se, 16 anos depois, com uma edição especial dedicada à fotografia.

Rotas & Destinos

--%>