Fugas - notícias

O logotipo humano formado em Guimarães sob o mote da Capital Europeia da Cultura 2012

O logotipo humano formado em Guimarães sob o mote da Capital Europeia da Cultura 2012 Adriano Miranda

Guimarães 2012 celebra 10 anos de Património Mundial

Por Samuel Silva

O "ciclo de abertura" da Guimarães 2012 arranca no próximo mês, tendo como ponto de partida a comemoração dos dez anos de reconhecimento do centro histórico da cidade como Património Cultural da Humanidade.

A organização da Capital Europeia da Cultura (CEC) apresenta o programa para o próximo ano e as primeiras iniciativas artísticas promovidas no âmbito do evento. "O ciclo da CEC começa de 13 para 14 de Dezembro", anunciou ontem o presidente da Guimarães 2012, João Serra, na apresentação do projecto Património Somos Nós.

No dia 14, a Guimarães 2012 dá a conhecer a versão final do programa cultural e a agenda de espectáculos para o primeiro trimestre do próximo ano. No mesmo dia, o Centro Cultural Vila Flor recebe o concerto de apresentação da Fundação Orquestra Estúdio, num espectáculo que conta com a soprano Elisabete Matos. Dois dias depois é inaugurada a exposição de fotografia A cidade da muralha, promovida pela área de programação de Cinema da CEC.

Guimarães assinala o 10.º aniversário do reconhecimento pela UNESCO a 13 de Dezembro. No final desse dia, o centro histórico ilumina-se com velas, seguindo-se a inauguração das obras de reabilitação da Praça do Toural e da Alameda S. Dâmaso, iniciadas há um ano, a mais emblemática das intervenções no espaço público que a CEC promoveu.

Com início na quinta-feira, o projecto Património Somos Nós inclui quase 80 eventos culturais, programados pela autarquia, Universidade do Minho, escolas e associações culturais locais, prolongando-se até 23 de Dezembro.

--%>