O estudo "Quality of Living 2011", realizado pela consultora Mercer, analisou a qualidade de vida em 221 cidades, tendo Nova Iorque como termo de comparação, e concluiu que Viena é a que tem maior qualidade de vida do mundo. Em 2010 a capital austríaca também arrebatou o primeiro lugar, seguindo-se as cidades suiças de Zurique e Genebra. Já Lisboa conquistou a 45.ª posição mas este ano subiu quatro posições.
Na nova edição do estudo, as cidades alemãs e suíças dominam o topo da classificação numa lista em que as cidades europeias ocupam mais de metade dos primeiros 25 lugares. Além de Viena, estão nas primeiras dez posições Zurique (Suíça, 2.º lugar), Munique (Alemanha, 4.º), Dusseldorf (Alemanha, 5.º), Frankfurt (Alemanha, 7.º), Genebra (Suíça, 8.º). Berna (Suíça) e Copenhaga (Dinamarca) ocupam em conjunto a 9.ª posição. Auckland (em 3.º), na Nova Zelândia, e Vancouver (em 5.º), no Canadá, completam os dez primeiros lugares.
Paris encontra-se na 30.ª posição, Londres na 38.ª, Madrid na 43.ª e Roma na 52.ª. As cidades dos Estados Unidos com a classificação mais elevada ao nível da qualidade de vida são Honolulu (29.ª) e São Francisco (30.ª).
As cidades de Brasília, do Rio de Janeiro e de São Paulo ficaram em 101.º, 114.º e 116.º lugares, respectivamente. Maputo, em Moçambique, é o número 181 do ranking e Luanda, em Angola, é a 194.
Em termos de segurança, a cidade do Luxemburgo lidera, seguida de Berna (Suíça), Helsínquia (Finlândia) e Zurique (Suíça), todas em segundo lugar. Viena (5) está à frente de Genebra e Estocolmo, na Suécia (6). Singapura é a oitava cidade mais segura e Auckland e Wellington, ambas na Nova Zelândia, estão ex-aequo em 9.º. Lisboa está na 47.ª posição, Maputo na 135.ª, Brasília na 131.ª, Luanda na 163.ª, Rio de Janeiro na 172.ª e São Paulo na 178.ª. Bagdade é a menos segura do mundo.
PÚBLICO | Quality of Living 2011 - Mercer