Fugas - notícias

Capital Europeia da Cultura Guimarães elege vinho verde como “Vinho de Honra”

Por Lusa

A Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012 elegeu o vinho verde da região como "Vinho de Honra", estabelecendo parcerias com entidades ligadas à produção vinícola com o objectivo de "levar o vinho verde e a CEC pelo Mundo".
A Fundação Cidade de Guimarães (FCG) assinou hoje protocolos de colaboração com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), com a Confraria do Vinho Verde (CVV) e com a Adega Cooperativa de Guimarães (ACG) que "colocam" o vinho verde como "marca oficial da CEC".

Com a assinatura destes protocolos Guimarães 2012 elegeu o vinho verde como "Vinho de Honra" nas iniciativas a decorrer ao abrigo da CEC enquanto que as três entidades se comprometem a "colaborar" e "cooperar sob o ponte de vista técnico com a FCG".

Para o administrador da FCG, Paulo Cruz, a "importância do vinho verde para a região de Guimarães é imensa, quer do ponto de vista do enoturismo, quer do ponto de vista histórico". Sendo por isso "lógico" que a CEC "se associe a este produto internacionalmente reconhecido".

Já o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, assinalou a importância desta colaboração. "Esta parceria vai permitir levar a marca da CEC pelo mundo fora nas acções de divulgação dos vinhos verdes que acontecem pelos cinco continentes já que o vinho verde é um produto com uma forte exportação", explicou.

O grão-mestre da CVV, Luís Rodrigues, exaltou o "grande passado histórico" do vinho verde na região de Guimarães e a "imagem de qualidade associada a este vinho que se pretende associar também à CEC".

A CVRVV é um organismo interprofissional que visa representar os interesses das profissões envolvidas na produção e comércio da Denominação de Origem do Vinho Verde.

À CVV cabe o apoio ao estudo e divulgação de trabalhos sobre este produto "defendendo a genuidade, tipicidade e prestígio do vinho verde", enquanto a ACG trabalha no desenvolvimento sustentado da actividade agrícola dos produtores de vinhos a ela associados.
--%>