O projecto conjunto da Marinha e da Câmara de Almada, com abertura ao público prevista para o início de 2013, foi firmado ontem em protocolo assinado em Lisboa. O Barracuda, desactivado em 2009, vai ficar instalado em Cacilhas junto à fragata D. Fernando II e Glória, constituindo um "pólo museológico" do Museu da Marinha que as duas partes acreditam que "contribuirá para a dinamização histórica, cultural e turística desse importante património e, ao mesmo tempo, para a projecção de Cacilhas e Almada".
O chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Saldanha Lopes, sublinhou que é a primeira vez em 90 anos de história dos submarinos que um equipamento militar destes poderá ser visitado pelo público. A presidente da autarquia, Maria Emília de Sousa, citada pela Lusa, destacou a importância do projecto para potenciar a cultura, o turismo e a economia local.
O projecto prevê o fecho definitivo da doca e o seu esvaziamento, a montagem do submarino sobre os picadeiros e a sua musealização, "com finalização desejável em Janeiro de 2013".