Fugas - notícias

Siga a viagem do Pai Natal em tempo real com o Google

Por Carla B. Ribeiro

O Pai Natal é, sem dúvida, um dos maiores viajantes de sempre. Agora, através de uma série de tecnologias de ponta, é possível seguir, online e em tempo real, a grande viagem do velhote das barbas brancas, graças ao Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte e ao Google. E é oficial: levanta voo às 06h00 (de Lisboa) no dia 24.

A viagem do Pai Natal pode não só ser seguida online como é mesmo um assunto para ser levado muito a sério. Pelo menos assim o garante a Norad - a sigla original do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, organização dos EUA e Canadá - que continua a tradição iniciada em 1955, quando, por um erro no número de telefone numa propaganda comercial das lojas Sears, começou a receber várias chamadas de crianças a quererem saber do paradeiro do Pai Natal. O comandante das operações desse dia, o coronel Harry Shoup, deu então instruções para que os radares buscassem o trenó. E aparentemente conseguiram detectá-lo... De tal maneira, que 56 anos depois, centenas de membros da Norad, assim como voluntários, dedicam o dia 24 a seguir os passos do Pai Natal e a responderem a milhares de telefonemas e e-mails com a localização do benemérito.

Este ano, tal como acontece desde 2004, é accionado o programa "Norad Tracks Santa" (cujo site oficial tem versão em português do Brasil) agora com uma ajudinha do Google: através do Google Maps ou com o Google Earth é possível seguir o trenó e ver por onde as renas vão guiando o Pai Natal (na noite de Natal, poderá ser seguido em 3D). A viagem também poderá ser acompanhada em smartphone.

Para seguir o benemérito velhote, a Norad tem montado um sistema de alta-tecnologia que inclui radares, satélites, câmaras do Pai Natal e jactos de combate. Tudo começa com os radares North Warning System (Sistema de Aviso Norte): um conjunto de 47 instalações, localizadas ao longo da fronteira norte da América, que avisa quando o Pai Natal abandona o Pólo Norte. Assim que o aviso é dado, satélites localizados a mais de 35 mil metros da superfície terrestre, equipados com detectores de calor, rastreiam a atmosfera em busca do nariz vermelho e escaldante do Rudolfo, a rena especial do Pai Natal.

Por fim, câmaras do Pai Natal, que começaram a ser utilizadas em 1998 e que estão posicionadas em pontos estratégicos do globo (por Portugal, conta com uma câmara em Lajes do Pico, Açores), estão agora ligadas directamente à Internet para que se possam ver as imagens do trenó em movimento.

Finalmente, os jactos de combate participam nesta missão de paz: primeiro, os CF-18 interceptam o Pai Natal quando atravessa a fronteira norte-americana, depois os pilotos dos F-15, F-16 e F-22 voam lado a lado de Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão, Relâmpago e Rudolfo.

A contagem decrescente para acompanhar a viagem do Pai Natal começou há uma semana, mas o site ofical (Norad Santa) tem jogos e brincadeiras para aliviar a ânsia da espera.


Dados técnicos do trenó (segundo Norad)


Construtor: K. Kringle & Elfos, Inc.
1.º voo (estimado): 24 de Dezembro de 343 d.C.
Base aérea: Pólo Norte
Comprimento: 75 cc (chupa-chupas)
Largura: 40cc
Altura: 55cc
Peso a levantar voo: 75.000gd (gomas doces)
Peso do passageiro na partida: 118kg
Peso das prendas na partida: 60.000 toneladas
Peso a aterrar: 80.000gd (gomas doces+gelo)
Peso do passageiro a aterrar: 570kg (depois de todos os lanches deixados pelas crianças)
Propulsores: 9pr (poder de renas)
Combustível: Feno e cenouras
Emissões: informação confidencial
Velocidade a subir: 1 "T"
Velocidade máxima: Mais rápido que a velocidade da luz

--%>