Fugas - notícias

O Portugal-Dakar Challenge, organizado pela Global Share Eventos, ganhou forma pela primeira vez há um ano

O Portugal-Dakar Challenge, organizado pela Global Share Eventos, ganhou forma pela primeira vez há um ano DR

Portugal-Dakar acelera para a 2.ª edição

Por Carla B. Ribeiro

O Portugal-Dakar Challenge arranca do Cartaxo a 30 de Dezembro para recriar o mítico percurso até à capital do Senegal. Pelo caminho, e até 13 de Janeiro, promete-se aventura, adrenalina e muita areia. A Fugas vai acompanhar o evento.
Não é o mítico Paris-Dakar — que na edição 2012 volta a realizar-se na América do Sul —, mas garante que os trilhos que cruzam o Sara até à capital do Senegal não entrem em desuso.
 
Mais numa perspectiva lúdica e turística do que desportiva (aliás, não há qualquer competição em causa, sublinha a organização, ressalvando apenas uma simbólica corrida no lago Rosa), cerca de uma centena de aventureiros e exploradores ligam o Cartaxo, de onde partem no dia 30, a Dacar (chegada prevista para 13 de Janeiro), num projecto que interliga “liberdade, aventura, natureza, turismo, solidariedade e cultura”.
 
O Portugal-Dakar Challenge, organizado pela Global Share Eventos, ganhou forma pela primeira vez há um ano, sobretudo com 4x4 (mas podem também participar camiões e motos), e volta agora à estrada.
 
São 14 etapas servidas por deslumbrantes paisagens que têm por objectivo representar uma viagem pelas culturas e costumes locais. Ainda assim, prometem aventura q.b., tanto para amadores como veteranos — umas etapas mais que outras, com os raids pelas míticas dunas do Sara a somarem pontos de adrenalina. 
 
As primeiras duas etapas cumprem-se ainda em território nacional (Cartaxo – Beja e daqui até Portimão) e o primeiro dia do ano fica marcado pela chegada a Rabat (Marrocos).
 
Sem as pressas inerentes a uma prova, promete a organização, o percurso permitirá a possibilidade de vivenciar “cenários e ambientes”, com passagens obrigatórias pela medina de Fez, o Palácio Real ou o lago Rosa.
 
--%>