Fugas - notícias

Este livro leva-nos de autocarro pela Catalunha dos anos 40

Por Luís J. Santos

O mais recente volume da colecção Literatura de Viagens, dirigida por Carlos Vaz Marques para a editora tinta-da-china, propõe uma "Viagem de Autocarro" pela Catalunha dos anos 40, tendo um dos grandes escritores espanhóis do século XX, Josep Pla, como guia.

"O essencial, para aproveitar uma viagem, é tomá‑la como uma finalidade em si mesma. Andar pelo mundo um pouco ao acaso é muito agradável. Viajar sem ter um objectivo concreto é uma autêntica maravilha. Eu sinto que poderia assim curar-me de todos os meus vícios e de todas as minhas virtudes — no caso de ter alguma. O que jamais poderei pôr de parte é a minha recalcitrante vagabundagem", escreve Pla na apresentação da obra.

Esta Viagem de Autocarro segue de aldeia em aldeia da Catalunha, "numa geografia rural onde a paisagem se impõe como motor para reflexões, divagações e devaneios". "Uma viagem pessoalíssima, onde uma conversa aparentemente banal se transforma numa reflexão sobre a condição humana."

Com uma escrita clara e acutilante, temperada de rigor e ironia, Pla foi considerado um dos grandes das letras catalãs, com quase cinco dezenas de obras publicadas. O autor, que nasceu em 1897 e faleceu em 1981, foi também jornalista, correspondente em vários países. Só depois se dedicou ao jornalismo de viagens.

"Há muitos tipos de viagem e, entre eles, um em particular cuja fama não é a melhor: o da viagem em que nada acontece. À chamada literatura de viagens não faltam obras repletas de peripécias, aventura e exotismo. É normalmentepara contar esses sobressaltos que quem viaja testemunha por escrito aquilo que viveu. Mais raro é encontrar o relato de viagens sem nada disso — daí a fama justamente conquistada pela Viagem à Volta do Meu Quarto, de Xavier de Maistre. Na Viagem de Autocarro, do catalão Josep Pla, é escassa a peripécia, não se vive nenhuma aventura e o exotismo é nulo. Pode dizer‑se, sem exagero, que nesta viagem de autocarro não acontece nada. E no entanto esta é justamente uma das obras mais celebradas de um dos grandes nomes da literatura de Espanha no século xx" - escreve Carlos Vaz Marques no prefácio.

O livro, com 280 páginas, tem o preço de capa de 17,90€.

www.tintadachina.pt

--%>