Fugas - notícias

Passear pelo Cairo no Táxi do Conhecimento

Por Fugas

Sob os holofotes do mundo por todas e mais alguma razão, o Egipto anda a inovar no incentivo à leitura, num projecto apoiado por uma rede de livrarias e pelo Turismo egipcío: pode passear-se pela cidade do Cairo num taxi-biblioteca. São os "Táxis do Conhecimento".

Ir de um ponto ao outro da capital do Egipto num táxi pode ser uma missão extenuante, dadas as intermináveis filas de trânsito. Ou assim era... Um projecto tornou já 50 táxis numa espécie de bibliotecas rolantes que oferecem aos seus passageiros leituras variadas. E já há mais em lista de espera, sendo que as previsões apontam para que até ao fim de 2012 nasçam dois mil táxis-biblioteca, baptizados de "Táxis do Conhecimento".

O programa, também de incentivo à leitura "num país em se tem pouco tempo livre para este tipo de lazer", é uma iniciativa da rede de livrarias Alef Bookstores e conta com o apoio do Turismo do país.

Entre os títulos, predominam as pequenas ficções e as sátiras, mas já há passageiros a "solicitarem títulos específicos" e outros que "oferecem os seus próprios livros gratuitamente". Ler no trânsito parece estar a ganhar forma e, segundo o Turismo do Egipto, "muitas companhias de táxi querem inclui-los nas suas unidades e várias editoras e livrarias desejam fazer parte do projecto".

www.egypt.travel | Táxi do Conhecimento | Alef Bookstores (Facebook)

--%>