O bairro do cinema americano vai receber um recinto de diversões dedicado ao carismático personagem criado por J.K. Rowling que se situará na área dos estúdios da Universal. Entre as atracções não faltarão muitos dos espaços que servem de cenário à saga, mas para já os planos pormenorizados ainda não são conhecidos.
Uma réplica fiel do fantástico castelo de Hogwarts, presente também no parque da Florida, será porém o centro de toda a acção, segundo as informações oficiais. Certo ainda é que não faltarão montanhas-russas, carrosséis e outros divertimentos similares - além de, naturalmente, muita magia.
O investimento conjunto da Universal e da Warner Bros não foi especificado - a informação diz que anda nas várias centenas de milhões de dólares - e deverá criar mais de mil empregos directos. Segundo o Wall Street Journal, o parque deverá ser exportado em breve para o Japão e para Singapura. Antes ainda, o recinto original de Orlando será alvo de obras de beneficiação e ampliação, depois de, no primeiro ano de funções, ter atraído mais de sete milhões de visitantes, aumentando a receita do parque temático da Universal em 33 por cento.
Novo tour em Inglaterra
Enquanto se aguarda por novidades hollywoodescas, deste lado do Atlântico há um novo tour motivado pelo "rapaz que sobreviveu": Making of Harry Potter oferece, a partir de 31 de Março, visitas guiadas aos Estúdios Leavesden, a norte de Londres, onde a saga foi filmada entre 2001 e 2010.
Os visitantes terão acesso a diferentes cenários, tais como os dormitórios, as salas de aulas ou a casa de Privet Drive, onde Harry viveu com os Dursleys. Os bilhetes já se encontram à venda no site da Warner Bro: adultos pagam 28 libras (€33,60); crianças, 21 (€25).
A série de livros da britânica J. K. Rowling sobre Harry Potter vendeu cerca de 450 milhões de livros no mundo inteiro e os oito filmes, produzidos pelos estúdios da Warner Bros, geraram receitas superiores a 7500 milhões de dólares (qualquer coisa como 5740 milhões de euros).