Segundo o Metropolitano de Lisboa, a estação Aeroporto deverá começar a funcionar em Julho, alguns meses antes dos acessos ao terminal estarem concluídos. O projecto de construção dos acessos à estação, orçado em cinco milhões de euros, deverá estar finalizado em Novembro, segundo confirmou a construtora Britalar Engenharia.
A obra inclui a construção dos acessos à nova estação de metropolitano e intervenções nas áreas envolventes. Tendo em conta a Portela "ser um aeroporto internacional e com elevado tráfego aéreo", "os trabalhos decorrerão maioritariamente em horário nocturno". A obra é coordenada pela ANA - Aeroportos de Portugal, Metropolitano de Lisboa e a Britalar.
A nova ligação Metro ao aeroporto decorre do prolongamento da Linha Vermelha a partir da estação Oriente - o que criará uma ligação directa com a Gare Intermodal de Lisboa. Segundo o Metropolitano de Lisboa, tem uma extensão de 3,6km e inclui três novas estações - Moscavide, Encarnação e Aeroporto, prevendo-se que o percurso se realize em cerca 5 minutos. A estação Aeroporto será a estação terminal do troço e implantar-se-á próximo do edifício cilíndrico da aerogare.
O hotel Tryp Aeroporto
A construtora é também responsável por erigir o primeiro hotel junto ao aeroporto lisboeta, sob a insígnia Tryp (da cadeia Meliã). O projecto, orçado em 15 milhões de euros e que deverá estar terminado no final do ano, resulta de uma parceria da Britalar Turismo e da Hoti Hotéis Portugal. Terá 13 pisos, numa área de construção total de mais de 15 mil metros quadrados, disponibilizando 170 quartos. Entre os serviços: 130 lugares de estacionamento, três salas de conferências, restaurante e bar, health club e spa com piscinas interior e exterior.
Nas características do novo hotel, a Britalar, em comunicado, destaca que o edifício terá "uma elevada qualidade acústica, dada a proximidade ao aeroporto, e possuirá certificação energética de classe A".