Fugas - notícias

Stand português na Fitur 2012

Stand português na Fitur 2012 DR

Portugal com o melhor stand da Feira de Turismo de Madrid (outra vez)

Por Fugas

Portugal conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o prémio de melhor stand na Fitur, a Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das maiores do mundo, que se realizou entre 18 e 22 de Janeiro. O fado foi uma das estrelas da presença lusa.

A distinção de Melhor Stand Internacional, na categoria Países da Fitur 2012, para Portugal passou particularmente pelo “forte apelo visual sobre as (sete) distintas áreas de informação”, segundo justificou a organização do certame.  O stand, que recorre “às mais recentes tecnologias de exibição de conteúdos e de eficiência energética", conseguiu ainda apresentar “diversidade da oferta turística”, “disposição inovadora, interactiva e convidativa”, segundo sublinha o Turismo luso em comunicado. 

Em Madrid, Portugal ocupou o seu espaço com “algumas das suas grandes consagrações internacionais”  em domínios como a arquitectura, a literatura e a música, com destaque para os seus prémios Nobel da Literatura (Saramago), Pritzker da Arquitectura (Souto Moura) e Património Cultural Imaterial da Humanidade (o fado). A canção nacional foi, aliás, “uma das estrelas do stand”, “promovida a vários níveis e com acompanhamento musical tocado e ao vivo”. Entre as visitas VIP do stand português, contaram-se os príncipes das Astúrias.

O prémio é particularmente relevante, não só por ser um dos grandes certames turísticos do mundo, mas porque é conquistado num dos principais mercados emissores de turistas para Portugal: até Novembro de 2011, adianta o Turismo português, “o mercado espanhol registou um bom desempenho, com 1,31 milhões de hóspedes (mais 2% que em 2010) a preferirem a oferta hoteleira nacional, gerando 3,3 milhões de dormidas (+7,6%) e 1025 milhões de euros em receitas turísticas”.

Além de ter conquistado o mesmo prémio na Fitur 2011, Portugal já tinha obtido, este ano, reconhecimento internacional noutros certames internacionais, caso da EIBTM (certame de turismo de negócios e eventos) de Barcelona, onde foi distinguido como o Stand de Negócios Mais Inovador.

--%>