Fugas - notícias

Novas limpezas gerais a partir de Março

Novas limpezas gerais a partir de Março Adriano Miranda

AMO Portugal em contagem decrescente para megalimpeza

Por Carla B. Ribeiro

Arrancam a 24 de Março novas limpezas gerais em todo o país, inseridas numa iniciativa mundial de recolha de lixo. A organização está a cargo da AMO - Associação Mãos à Obra Portugal, "herdeira" do projecto Limpar Portugal.

O país vai voltar a ser alvo de uma operação de limpeza de Norte a Sul, desta vez inserida numa ambiciosa iniciativa: o Let's do It! World Cleanup 2012 prevê a participação de uma centena de países com o objectivo final de recolher cem milhões de toneladas de lixo entre os dias 24 de Março e 25 de Setembro deste ano. 

Por cá, o Dia L está marcado para 24 de Março, sendo organizado pela Associação Mãos à Obra Portugal (AMO Portugal), que incita todos a arregaçar as mangas e a sair para a rua para apanhar os detritos que invadem passeios, estradas, matas, zonas arborizadas, praias...

Mas o objectivo maior leva os cidadãos às florestas para "erradicar as lixeiras ilegais". A experiência, que avançou pela primeira vez em Portugal em 2010 com um saldo de 50 mil toneladas de lixo recolhido, teve origem na Estónia, onde num só dia, a 3 de Maio de 2008, foram recolhidas dez mil toneladas de desperdícios graças à participação de 50 mil voluntários (num país de 1,5 milhões).

Para se ser voluntário nesta faxina geral, a organização indica no site quais as estruturas locais junto das quais cada um se deverá inscrever. Depois é arranjar um colete reflector e calçado resistente, além de luvas, pás ou enxadas - vale tudo menos, avisam, agarrar o lixo com as mãos. A separação dos resíduos é feita no local da recolha e o seu tratamento será assegurado por estruturas camarárias, assim como por empresas públicas e privadas.

AMO Portugal | Facebook

--%>