Durante o certame, decorrerá no auditório de Portugal, uma apresentação de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, dos Solares de Portugal/Aldeias de Portugal e da TAP. A transportadora aérea nacional retoma no início de Junho as ligações directas entre Berlim e Lisboa, por ocasião da inauguração de um novo aeroporto internacional na capital alemã.
O pavilhão nacional na ITB, que ocupa uma área de 851 metros quadrados, terá igualmente várias actividades gastronómicas incluídas no Programa Prove Portugal, a cargo das Escolas de Turismo, para dar a conhecer produtos portugueses.
Na quinta-feira, a Secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles entregará a Medalha de Mérito Turístico à DERTOURS, operador turístico do grupo REWE, que se tem distinguido na promoção do destino Portugal.
A Alemanha ocupa o terceiro lugar no "ranking" dos mercados externos do turismo português, no que respeita a dormidas, e o quarto lugar no que toca a receitas, segundo números relativos a 2011, divulgados pelo Banco de Portugal e pelo Instituto Nacional de Estatística.
Os turistas alemães geraram em Portugal uma receita de 813,5 milhões de euros no ano passado (mais 3,4 por cento do que em 2010), o que representa uma quota de 10 por cento do total. No mesmo período, o número de hóspedes alemães atingiu 740,4 milhões (mais 1,6 por cento) e o número de dormidas em Portugal 3,385 milhões (mais 3,3 por cento), o que equivale a uma quota de mercado de 13 por cento.
Para 2012, está previsto um crescimento de um por cento do turismo alemão para Portugal, que deverá beneficiar menos do que outros destinos tradicionais de sol e praia da crise no Norte de África.
Portugal ocupa o sexto lugar na lista de preferências dos alemães, que representam um mercado de 71 milhões de viagens aéreas por ano e gastam mais de 60 mil milhões de euros em férias, com uma quota de mercado de mercado de 1,7 por cento, num "ranking" liderado pela vizinha Espanha, com 19,3 por cento.